Etapa consolida expansão de capacidade para marca da Frasle Mobility, associada com fornecimento dos primeiros componentes no mercado nacional de veículos comerciais
A Frasle Mobility, por meio da marca Composs, inaugura sua nova linha de produção automatizada no complexo industrial da Companhia em Caxias do Sul (RS). Na nova estrutura são produzidos suportes de para-lamas e lanternas, componentes desenvolvidos com materiais compósitos para atender a demanda de um importante parceiro: o Iveco Group. Este momento foi simbolizado em evento nesta quarta-feira, 04 de outubro, que reuniu a gestão da empresa, dos parceiros e da Randoncorp. O investimento consolida a expansão da capacidade produtiva e acompanha o estágio atual de fornecimento dos primeiros componentes no mercado nacional de veículos comerciais.
A operação automatizada garante uma maior segurança no processo e potencializa os indicadores de produtividade esperados. A linha de produção foi estruturada com apoio da Auttom, unidade especializada em automação e robotização da Randoncorp, com soluções que auxiliam na manipulação da matéria-prima e da peça após a conformação. A Composs mantém ainda um processo de fabricação menos agressivo ao meio ambiente. A geração de resíduos é praticamente nula, já que a matéria-prima excedente é direcionada, por meio de parceiros, para a produção de madeira biossintética.
Os compósitos, foco da tecnologia da Composs, são constituídos a partir da combinação de materiais de diferentes naturezas químicas e diferentes propriedades resultando em produtos com desempenho superior, e têm apresentado êxito como alternativa, principalmente, na substituição de componentes metálicos.
A diminuição de peso, que pode superar 60%, é uma das principais vantagens em aplicações automotivas, pelo impacto direto no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes na atmosfera. Mais leve, o veículo pode transportar mais carga, aumentando a competitividade do negócio. Design inteligente, facilidade de montagem e manuseio e resistência à corrosão são algumas vantagens também relacionadas à tecnologia em materiais compósitos.
“As parcerias que já constituímos atestam o êxito da tecnologia, que pode ser customizada para diferentes montadoras e até para outros segmentos de mercado. Acreditamos no investimento contínuo e crescente nas inovações focadas em materiais compósitos estruturais, atuando de forma pioneira no mercado latino-americano”, destaca o COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.
As primeiras pesquisas relacionadas às megatendências da indústria automotiva e da utilização de materiais compósitos começaram em 2018, por meio de ações em parceria com as equipes do Instituto Hercílio Randon (IHR) e do Centro Tecnológico Randon (CTR). O plano ganhou corpo ao longo de três anos e nos primeiros meses de 2021 teve início a habilitação e estruturação da parte industrial. A marca Composs foi lançada oficialmente na Automec 2023, um dos maiores eventos do setor automotivo da América Latina, em abril, e atua com seus dois primeiros lançamentos: suporte de para-lamas para implemento rodoviário e suporte de para-lamas e lanterna para caminhão.
Crédito: Alex Battistel
IT'S COMPLETELY POSSIBLE.